>>PBF A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL

Programa Bolsa Família:

A contribuição singular do Assistente social

1  INTRODUÇÃO

Este projeto de pesquisa tem por objetivo geral verificar qual a importância do Assistente Social e sua contribuição no Programa Bolsa Família, através da assistência social, tendo por base a pesquisa bibliográfica, teórica e qualitativa, com a utilização dos conceitos teóricos e aplicação de metodologia cientifica adequada a fim de atingir o objetivo a que se propõe.
A presente pesquisa se justifica pela importância do Programa Bolsa Família na melhoria da qualidade de vida para os habitantes do Território ao qual se propõe notadamente as famílias de menor poder aquisitivo.
O problema desta pesquisa considerando os limites e possibilidades de atuação é: Qual a importância do Assistente Social e sua contribuição no Programa Bolsa Família, através da assistência social?
Nesta pesquisa será utilizado o método de pesquisa bibliográfico, tem caráter teórico, de natureza qualitativa, porém poderá utilizar-se também dados quantitativos, obtidos de fonte secundária através de dados constantes nos artigos científicos a serem pesquisados durante o trabalho.
Será feita uma abordagem geral sobre o Projeto Bolsa Família do Governo Federal e os parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de assistência social.
Será apresentada a metodologia a ser utilizada e feita uma revisão bibliográfica com os principais conceitos epistemológicos que serão utilizados nesta pesquisa.
Dando continuidade, será feito uma descrição geral da contribuição do Assistente Social e sua contribuição no Programa Bolsa Família através da Assistência Social.

Por fim serão feitas as considerações finais sobre os resultados obtidos pelos artigos que serviram de base para este trabalho, com referência ao objetivo proposto. 


2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA


O problema desta pesquisa considerando os limites e possibilidades de atuação é: Qual a importância do Assistente Social e sua contribuição no Programa Bolsa Família, através da assistência social?


3 OBJETIVOS GERAL E ESPECÍFICOS

3.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo geral desta pesquisa é: verificar qual a importância do Assistente Social e sua contribuição no Programa Bolsa Família, através da assistência social

3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Demonstrar toda a pertinácia do Assistente Social através da complexidade do Acompanhamento das Condicionalidades da Saúde para o Programa Bolsa Família.

·         Expor a execução de práticas burocratizadas, técnicas e focalizadas do Assistente Social, utilizando sistemas de gestão, que se resume em gerir a transferência de renda, através da inserção, exclusão, alteração de dados cadastrais e o controle do cumprimento ou não de condicionalidades.

·         Analisar e evidenciar as maiores dificuldades que o Assistente social encontra na ação de Acompanhamento das Condicionalidades dos beneficiários do programa bolsa família.


4 JUSTIFICATIVA

A presente pesquisa se justifica pela importância do Programa Bolsa Família na melhoria da qualidade de vida para os habitantes de determinados territórios, notadamente as famílias de menor poder aquisitivo e a relevância do Assistente Social na condução das ações deste programa.

5 METODOLOGIA

Segundo Diehl e Tatim (2004) a pesquisa constitui-se num procedimento racional com rigor metodológico, cujo objetivo é proporcionar respostas aos problemas propostos. A abordagem qualitativa permite compreender e classificar os processos vividos por grupos sociais, contribuir para desvelar estruturas sociais, sempre com grande sintonia com o conteúdo epistemológico adequado.
De acordo com Diehl e Tatim (2004) a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, notadamente através de pesquisas em livros e artigos científicos.
No presente estudo será utilizado o método de pesquisa bibliográfica onde serão identificados os principais conceitos teóricos e evidências que se correlacionam com este trabalho. De acordo com Martins e Theophilo (2007) uma pesquisa bibliográfica objetiva esclarecer e discutir um assunto ou tema tendo como referências publicações em diversas fontes. Nesta pesquisa, serão pesquisados livros e artigos publicados em periódicos científicos.
De acordo com Alves-Mazzoti e Gewandsznader (2002, p.179) em um trabalho de pesquisa bibliográfica ocorrem tradicionalmente dois aspectos associados à revisão de literatura: (1) aquela que o pesquisador necessita para obter mais informações sobre o tema, isto é, para ter maior clareza sobre a questão teórico-metodológica pertinentes ao tema escolhido, e (2) aquela que vai, efetivamente, fazer parte do relatório da pesquisa.  
Esta pesquisa tem caráter teórico, de natureza qualitativa, porém poderá utilizar-se também dados quantitativos, obtidos de fonte secundária através de resgate bibliográfico nas produções acadêmicas mais relevantes sobre o tema.

6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

                            Na revisão bibliográfica neste momento inicial foram utilizados os artigos abaixo relacionados, em que citamos o resumo para que se tenha uma síntese do assunto tratado.

▪Bruna Carnelossi (CARNELOSSI, Bruna) analisa o trabalho do assistente social na execução do Programa Bolsa Família (PBF) no âmbito da política de assistência social. Apreende os desafios na efetivação dos valores e princípios do Código de Ética do Serviço Social perante as atribuições exigidas na execução das políticas sociais contemporâneas. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, observa um campo de tensão entre os valores intrínsecos ao formato condicionado e focalizado do PBF, o Código de Ética Profissional e a política de assistência social.
▪Marilene Alberine (ALBERINE, M.) A pesquisa objetivou caracterizar, do ponto de vista socioeconômico e cultural, famílias atendidas pelo programa Bolsa Família, assim como identificar mudanças na dinâmica familiar e os significados assumidos pelo programa como modo diferenciado de vida. O estudo pretendeu, ainda, analisar os alcances e limitações do Bolsa Família no acesso da população aos serviços de saúde e educação e à inclusão social, considerando-se o desenvolvimento social. A proposta de pesquisa baseou-se no pressuposto de que a introdução do programa Bolsa Família, como proposta de política de transferência direta de renda para as camadas da população consideradas excluídas, tanto dos processos produtivos quanto das relações sociais, é considerada, atualmente, como medida que encerra alcances e limitações na redução da pobreza e melhoria das condições de vida dos beneficiados em situação de pobreza e extrema pobreza. O referencial metodológico escolhido para esta investigação contemplou a análise de dados quantitativos, através de levantamento socioeconômico e de narrativas, analisadas a partir da realização de entrevistas com beneficiários do programa. A partir da análise de dados quantitativos e qualitativos observou-se que a inclusão das famílias moradoras em áreas de favela, neste programa, não é suficiente para promover mudanças significativas de padrões de vida, ainda que o benefício ofereça auxílio nas despesas de primeira necessidade. As condicionalidades em saúde e educação são cumpridas, porém não garantem mudanças nos modos de vida e demandam grande esforço da população para que estas sejam atendidas, uma vez que as condicionalidades impostas não foram acompanhadas de maior disponibilidade de serviços públicos na área em questão. Do ponto de vista da redução da pobreza e do desenvolvimento humano o Bolsa Família atende apenas parcialmente esses objetivos, sendo avaliado como necessário sua articulação com outras políticas sociais voltadas à habitação e geração de emprego e renda.
▪Bruna Cristina Neves Carnelossi (CARNELOSSI, Bruna Cristina) analisa a relação de dependência entre educação e transferência de renda objetivada no Programa Bolsa Família, sobretudo entre sua proposta central de redução da pobreza e a contrapartida exigida na área da educação. A tese da eficácia de tal condicionalidade é posta aqui em questão, a partir do desenvolvimento de um esquema interpretativo que faz crítica aos reais limites da condicionalidade da educação quanto à sua contribuição no enfrentamento à pobreza no Brasil. A educação na execução do programa é investigada a partir da exposição teórica que questiona sua função e importância, enquanto instrumento capaz de intervir efetivamente no enfrentamento à pobreza. Entende-se que programas de transferência de renda atrelados à educação devem se fundamentar em uma proposta mais consistente sobre seu papel na contribuição do processo educativo das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, portanto, sobre sua real influência no enfrentamento massivo da pobreza que acercam milhões de brasileiros. 
 ▪Astor Antonio Diehl e Denise Carvalho Tatim (DIEHL, Astor Antonio; TATIM Denise Carvalho) demonstram de forma clara e bem direcionada as questões primordiais sobre metodologias e técnicas de coleta e análise de dados. Dessa maneira, obtem-se desses autores, instrumentos importantíssimos como recursos para graduação na execução do projeto de pesquisa e da monografia, orientando também sobre citações e referências bibliográficas.
▪Isabela Vitral Pinto (PINTO, I.V.) O Programa Bolsa Família (PBF), instituído em 2003, por meio da unificação de quatro programas de transferência condicionada de renda, se afirmou durante esses seis anos como a principal ferramenta de combate à pobreza do governo federal. Destinado a famílias pobres ou extremamente pobres, segundo determinado nível de renda familiar per capita, o programa atingiu, em 2009, 12,4 milhões de famílias. O valor de cada benefício varia de acordo com a renda familiar per capita e com a estrutura familiar. O programa pretende, por meio da transferência direta de renda, aliviar a situação de pobreza e promover a segurança alimentar e nutricional. Compreendendo a pobreza como uma situação que acarreta inúmeras desigualdades no acesso à saúde e educação, o programa exige que as famílias cumpram determinadas contrapartidas, como manter boa frequência dos filhos na escola e realizar acompanhamento da saúde de crianças, gestantes e mulheres em idade fértil. Pensa-se que dessa forma, o programa estaria promovendo o acesso a esses serviços universais e promovendo a intersetorialidade de políticas. Além disso, programas complementares são desenvolvidos no sentido de favorecer a emancipação sustentada da família. Diversas pesquisas constataram impactos positivos do PBF na vida das famílias beneficiárias e limites enquanto um programa que pretende combater a pobreza e promover a cidadania. O presente trabalho analisa as percepções de vinte e oito titulares, moradoras de Manguinhos, Rio de Janeiro, sobre o PBF e as repercussões do programa nas condições de vida das famílias. O trabalho de campo ocorreu entre junho e setembro de 2009 e a metodologia utilizou abordagens qualitativas e quantitativas, com aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada. Essa pesquisa encontrou que o PBF é percebido pelas titulares como uma ajuda que contribui de forma significativa no orçamento familiar, promove a manutenção ou uma maior variedade na alimentação ou mesmo o acesso a bens de consumo. A regularidade no recebimento do benefício é encarada como uma proteção para as famílias, no sentido de proporcionar certa segurança econômica, planejamento dos gastos e até mesmo a manutenção dos domicílios que passam pela experiência de baixa renda ou desemprego de seus chefes. Por outro lado, as titulares demonstraram pouco conhecimento a respeito do programa e tímida participação em programas complementares.

7 REFERÊNCIAS

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O Método nas Ciências Naturais e Sociais. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning,2002.

CARNELOSSI, Bruna. O Trabalho do assistente social no programa bolsa família: desafios ao código de ética profissional. Doutoranda pelo programa de estudos pós-graduados em Serviço Social da PUC-SP/ São Paulo, Brasil. Serv. Soc., São Paulo, n. 125, p.124-147, jan,/abr. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sssoc/n125/0101-6628-sssoc-125-0124.pdf>. Acesso em: 29 mai. 2018

ALBERINI, M. Nos limites do viver e do sobreviver: o programa Bolsa Família, modos de vida e desenvolvimento social no contexto urbano. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) — Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/MarileneAlberini.pdf>. Acesso em: 26 mar. 2018.


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1990. ______. Portaria n.177, de 16 de junho de 2011. Procedimentos para a gestão do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Diário Oficial [da] Repú- blica Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, 20 jun. 2011.

CARNELOSSI, Bruna Cristina; BERNARDES, Maria Eliza Mattosinho. A condicionalidade de educação dos programas de transferência de renda: uma análise crítica do programa Bolsa Família. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/viewFile/2175-795X.2014v32n1p285/pdf_28 . Acesso em: 02 mar. 2018

CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (CFESS). Código de Ética Profissional do Assistente Social. Resolução n. 273, de 13 de março de 1993. Publicada no Diário Oficial da União, Brasília, 30 mar. 1993. Brasília: CFESS, 1997. ______. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de assistência social. Brasília: CFESS, 2009.

DIEHL, Astor Antônio; TATIM, Denise Carvalho. Pesquisa em ciências sociais aplicadas: métodos e técnicas. São Paulo: Prentice-Hall, 2004.

MARTINS, Gilberto de A.; THEÓPHILO, Carlos R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. São Paulo: Atlas, 2007.

PINTO, I. V. Percepções das titulares do Programa Bolsa Família e as repercussões em suas condições de vida: um estudo no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, em Manguinhos/RJ, 2009. Dissertação (Mestrado em Ciências na área de Saú- de Pública) — Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2018.





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