PESAGEM BOLSA FAMÍLIA
uma ação mais humanizada
1 APRESENTAÇÃO
Esta Unidade Básica de Saúde, assim como todas as outras de
vitória, possuem atendimentos odontológico, psicológico, assistência social,
clínico, entre outros e é responsável por casos de baixa complexidade, ou seja,
são atendimentos básicos e essenciais à população local.
Faz parte da Estratégia de Saúde da Família e que tem como
fator principal e primordial o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que se trata
de um profissional ao qual obrigatoriamente faz parte da comunidade que atua,
sendo este um dos requisitos básicos e importante para que a ESF funcione de
maneira diferenciada e eficaz, agindo sempre com a prevenção e promoção da
saúde. Dessa forma, desafogando hospitais e PA’s deixando para estes, somente
casos complexos de urgência e emergência e os de baixa complexidades, ditos
básicos, ficando a cargo das Unidades Básicas de Saúde da Família que fazem
parte desse sistema da Atenção Básica de Saúde embutido na ESF.
Para o atendimento e acompanhamento familiar, incluindo
marcações de consultas dos usuários nesta UBS, é necessário que os mesmos sejam
comprovadamente moradores do bairro. Esse requisito funciona para organização
do sistema, porém o atendimento de urgência, mas de baixa complexidade são
atendidos sem a necessidade de cadastro, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é
Universal e portanto não se pode negar o atendimento. Nos casos de urgência de
alta complexidade, a orientação é procurar hospitais e PA’s regionais.
Esta UBS como a grande maioria trabalha com a ESF e a sua
maior missão é a reestruturação da
Atenção Básica no país. É tido como estratégia em expansão, qualificação e
consolidação da Atenção Básica (PMV 2017).
2 PROJETO INSTITUCIONAL UBS Thomaz Tommasi: justificativa
Ao participar intensamente do planejamento, acolhimento e
pesagem das famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda, mais
especificamente, Programa Bolsa Família (PBF), verifiquei, ao observar todo o
procedimento de organização, desde a chegada dessas famílias na UBS, recepção,
abordagem inicial, até a própria pesagem e orientação, além de verificação de
cartão de vacina das crianças que, existe uma falta de planejamento nos
critérios de organização que impõe a cada profissional sua função para que
ocorra de maneira eficaz e competente este acolhimento.
Dessa maneira, seria de suma importância um olhar crítico
nesta ação de pesagem do Bolsa Família no que concerne a organização e
orientação aos funcionários, de forma que se padronizem essa ação para um
melhor atendimento a essa população carente e que merece toda a dignidade que
se possa oferecer.
Este projeto tem, - a partir de toda essa análise inicial-,
como foco transformar uma ação tão importante quanto é a pesagem do Bolsa
Família em algo mais humano, a partir do momento em que se padroniza uma
organização de atendimento, com o intuito de dar dignidade a quem estar sendo
atendido, -famílias carentes-, de maneira a não constrangê-los com uma forma
totalmente em desalinho ao qual está acontecendo na UBS Thomaz Tommasi.
2.1 EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE THOMAZ TOMMASI
Com equipes de multiprofissionais como: médico generalista,
enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem, dentista, psicólogo, assistente
social e Agente Comunitário de Saúde (ACS), são realizados os atendimentos
básicos na comunidade, além de visitas domiciliares feitas pelos ACS e sempre
que necessário, o auxiliar de enfermagem, enfermeiro ou médico também farão
visitas se necessário for, àqueles usuários que não podem se locomover de suas
residências, como acamados por alguma enfermidade e restritos ao leito. Isso
também cabe ao profissional Assistente Social em sua busca juntamente com a
equipe multidisciplinar, às respostas de demanda sociais em geral (SUS 2017).
3 OBJETIVOS
3.1 geral
Organizar, de maneira eficaz, além de sistemático, o
acompanhamento de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Transformar
uma ação social de grande importância e relevância para uma população carente
em algo prazeroso, bem feito em termos de organização, acolhedor, na medida em
que todas as famílias atendidas sejam bem recebidas e orientadas, fazendo
assim, com que se sintam bem e transpareça da melhor maneira possível a
sensibilidade humana dos profissionais envolvidos.
Em se tratando dos profissionais que fazem parte deste
atendimento, que também possam praticar um acolhimento de qualidade, além
claro, do profissionalismo - que neste caso se traduz em eficiência
técnico-metodológica-, a sensibilidade humana que se espera de atendimentos a
pessoas e famílias carentes e que necessitam de mais dignidade humana, por se
tratar de algo relevante e de subsistência em suas vidas, porém as deixam
constrangidas pelo simples fato de toda a situação em si.
Com isso têm-se o objetivo em termos gerais, de minimizar o
constrangimentos das famílias do Bolsa Família, além de transformar uma simples
ação de pesagem em uma ação de transformação familiar, no que tange a um
acolhimento em forma de esclarecimento, de direcionamento, inclusão, alto
estima, modificando a forma de pensar e encarar esta pesagem, que em muitas
famílias causa constrangimento e impotência diante de uma situação “humilhante”
para muitos pais de família.
3.2 Específicos
Tipificar de maneira metodológica, como receber, atender e
acolher as famílias do Programa Bolsa Família (PBF), assim como planejar desde
a chegada destas famílias na UBS, à sala de espera, até a sala de pesagem.
Organizar e padronizar a forma de atender e se portar de cada funcionário. Local correto onde cada profissional atenderá, o que falar, como proceder e, por fim como atender bem o usuário/ famílias fazendo sua parte com objetivo e eficiência.
Organizar e padronizar a forma de atender e se portar de cada funcionário. Local correto onde cada profissional atenderá, o que falar, como proceder e, por fim como atender bem o usuário/ famílias fazendo sua parte com objetivo e eficiência.
A partir do momento que os usuários/ famílias adentrarem na
recepção da UBS, toda uma forma sistemática será utilizada de maneira que, o objetivo específico seja atingido: a excelência no atendimento.
4 PÚBLICO ALVO
Famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família do Governo
Federal. Mais especificamente as famílias cadastradas e usuárias da Unidade
Básica de Saúde do Bairro Bonfim em Vitória, capital do Espírito Santo e que
fazem parte da Região de Maruípe, pois é a região cuja referência específica
para alguns bairros que inclui o Bonfim.
Famílias essas, que são inclusas neste Programa devido a
baixa renda familiar, grande número de pessoas na família, inclusive crianças e
gestantes, além de viverem em área de risco social, etc. No geral são famílias
compostas por pessoas que têm baixa escolaridade ou nenhuma, além de pouca
perspectiva de melhora de vida, principalmente no que se trata da educação. Não
vêem na educação uma forma de mudar sua realidade, pois está “num futuro
distante” ao qual não podem esperar, pois a fome é urgente e pra agora.
Essas mesmas pessoas que compõem essas famílias são muito
resistentes no que se trata de entendimento quanto a prevenção de doenças
ofertadas pelas Unidades de Saúde, resistentes também quando se fala de apoio
psicológico e familiar por parte da equipe de saúde multidisciplinar da
Estratégia de Saúde da Família, além de muitos outros agravantes em se tratando
do ambiente em que vivem e um exemplo típico e corriqueiro das grandes capitais
brasileiras é a violência, que no caso do bairro do Bonfim se traduz no tráfico
de drogas e conseqüentemente gerando vulnerabilidade tanto por parte da
insegurança quanto da atração que o tráfico exerce sobre os jovens e crianças.
5 METAS A ATINGIR
Fazer com que a ação de pesagem das famílias beneficiária do
Programa Bolsa Família, na Unidade de Saúde da Família do bairro Bonfim, se
torne padrão para todas as outras Unidades de Saúde do município de Vitória,
conseqüentemente para todas as gestões implantadas pela administração da
Prefeitura, pois o rodízio é grande e, logicamente os de profissionais também.
Transformar os profissionais responsáveis por essa pesagem em
profissionais não somente técnicos, mas profissionais mais humanos, no que diz
respeito a atendimento acolhedor literalmente falando, garantindo para as
famílias do Programa que não se sintam vulneráveis, desrespeitadas e
minimizadas diante da sociedade.
Por fim, fazer com que as famílias beneficiárias do PBF se
sintam bem acolhidas e não se sintam constrangidas devido a sua situação de
carência ao qual se encontram, fazendo da necessidade a sua presença ali.
O perfil dos beneficiários do Programa Bolsa Família são de
trabalhadores de baixa renda. Existe o preconceito para com as famílias
beneficiárias deste Programa, que são famílias carentes e que verdadeiramente
necessitam deste auxílio. Ao contrário do que muitos pensam, este Programa não
acomoda. Muitos pais de família trabalham, porém a renda não é suficiente para
o sustento de todos na família e em muitos (maioria) destas, o número de
integrantes é alto e este é um dos critérios para a inclusão do Programa
(PORTAL BRASIL).
O escopo desse projeto é:
- Transformar uma simples ação em
algo significativo para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família
(PBF);
- Desmistificar a idéia de caridade e
mostrar qual a verdadeira intenção desse programa (PBF) para as famílias
beneficiárias;
- Aproveitar o momento de encontro
com as famílias para as devidas orientações e acompanhamentos, principalmente
em termos de saúde física e mental, pois muitos não costumam comparecer a
consultas preventivas;
- Intensificar o treinamento para com
os funcionários quando estiverem à frente dessa ação e que transformem a
técnica e a metodologia em algo mais humano para com as famílias.
6 METODOLOGIA
Os profissionais trabalharão de maneira técnica e
padronizada, porém será um atendimento mais humanizado.
Em resumo e ordem:
- Acolhimento e orientação;
- Senha para a ordem de chegada;
- Verificação dos nomes de todos os membros da família que
deverão constar na lista, verificação de cartão de vacina tanto das crianças
quanto de gestantes se houver;
- Palestra e informações a respeito do significado desta
pesagem do Programa para as famílias e tudo que envolve saúde e escolar,
enquanto as famílias aguardam serem chamadas para pesagem;
- Direcionamento da família para a sala de pesagem ;
- Recepção da sala de pesagem por três funcionários devidamente
treinados cada um com uma tarefa: organizar documentos e orientar, introduzir
as informações na rede através do computador e pesar.
- Ao concluir a pesagem e a família for liberada, um
funcionário ficará incumbido de acompanhar essa família até a porta de saída.
- Esse mesmo funcionário irá ter uma fala rápida com a
família. No caso de todos os familiares inscritos no Bolsa Família tiverem
comparecido, apenas agradecer pela participação e compromisso. Se faltar algum
desses familiares que estão inscritos no Bolsa família, reforçar a importância
de fazer com que estes faltosos venham, informando que implicará com a
ausência, uma possível futura suspensão de benefício.
7 RECURSOS HUMANOS
Alguns profissionais da Estratégia de Saúde da Família como:
Assistente Social; Auxiliar de enfermagem; Agente Comunitário de Saúde;
Estagiário de Serviço Social; Estagiário de enfermagem.
Falamos “alguns”, pois existem mais profissionais na
Estratégia de Saúde da Família que não participam dessa ação ou participam
apenas como convidados, nos casos de palestras, por exemplo.
7.1 Recursos Materiais
Cartazes; Folders informativos, tanto sobre o PBF, quanto da
saúde em termos geral; Materiais de informações impressos com letreiros de
horários de início e final da ação, setas indicativas para auxiliar as famílias
na Unidade de Saúde, etc,; Balanças para pesagem; fitas para medição; material
infantil de recreação que serve como distração das crianças enquanto a família
faz a pesagem, como comodidade.
7.2 Recursos Financeiros
Todos os materiais utilizados são da própria Unidade de
Saúde, não sendo necessário investir capital para a compra e impressão dos
mesmos. Os materiais de informação local impressos serão confeccionados na
impressora da própria instituição. No caso das balanças, fitas de medição e os
materiais infantis para entretenimento das crianças são todos de propriedade da
instituição Unidade de Saúde Thomaz Tommasi.
8 AVALIAÇÃO
Através da própria planilha com os nomes de todas as famílias
inscritas no Programa Bolsa Família e que serão convocadas para pesagem nesta
Unidade Básica de Saúde, poderemos avaliar se a metodologia contribuiu para
atingir a meta. Pois nesta planilha constará todos os dados de todos os
componentes da família que são inscritos no Programa Bolsa Família, como peso,
altura, gestação, vacinas.
Quanto á previa da pesagem, que trata de palestras e
informações às famílias em espera, poderemos obter opiniões destas mesmas
famílias através de um pequeno relatório avaliativo e de opiniões, com perguntas
a respeito da pesagem em si, como também da parte de palestras e informações.
Perguntas de como estas famílias entenderam o que foi palestrado e informado
durante sua permanência na Unidade de Saúde.
Um profissional do acolhimento inicial ficará incumbido de
solicitar a opinião das famílias assim que encerrarem a pesagem e saírem da
sala em direção a recepção e porta de saída. Não será necessário que todos os
familiares respondam e sugestionem este formulário, cabendo apenas ao familiar
prioritário/ responsável pela família responder.
Através destas informações saberemos o quanto foi importante
e se surtiu o efeito desejado, que é a conscientização desta população no que
diz respeito ao significado desta ação de pesagem do Bolsa Família. Além claro,
das opiniões de como foi bem sucedido ou não a ação de pesagem levando em
consideração todo o contexto envolvido, desde a recepção da família ao
adentrarem na Unidade de Saúde, pesagem, até o último estágio que é o
preenchimento de um pequeno formulário de perguntas e sugestões.
9 CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Este projeto terá a sua execução apenas duas vezes por ano.
Será semestral, pois a ação de pesagem do Bolsa Família é composta de apenas
duas vigências, então a primeira vigência que contará com a metodologia deste
projeto acontecerá no primeiro semestre de 2018, mais precisamente em março. Já
no segundo semestre será realizada em outubro de 2018.
10 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA
Prefeitura Municipal de Vitória, SEMUS. Disponível em: <
http://www.vitoria.es.gov.br/semus>. Acesso em: 21de abri 2017
Portal da Saúde, SUS. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus,
Acesso em: 21 abri. 2017.
Perfil dos beneficiários do Bolsa Família é de Trabalhadores
com Baixa Renda, PORTAL BRASIL. Acesso em: < http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/perfil-dos-beneficiarios-do-bolsa-familia-e-de-trabalhadores-com-baixa-renda>,
Data: 30 de sete. 2017.
BOLSA FAMÍLIA , Caixa Econômica Federal; Acesso em: < http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx>
, Data: 01 outu. 2017.
NOTA: Você poderá utilizar e alterar os dados seguindo o contexto desse projeto ou simplesmente pegar as idéias e utilizá-las da melhor forma em seu projeto.
Fique à vontade e se precisar de um auxílio pode me contactar pelo e-mail ou pelo próprio blog
Trabalho como consultor social e desenvolvo projetos sociais a pedidos
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