>>EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO


 EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
PESAGEM BOLSA FAMÍLIA uma ação mais humanizada

1  APRESENTAÇÃO


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Thomaz Tommasi, mais conhecida como Unidade de Saúde do Bonfim, - por se tratar do bairro ao qual está inserida-, está localizada na região metropolitana de Vitória, capital do Estado do Espírito Santo.
Esta Unidade Básica de Saúde, assim como todas as outras de vitória, possuem atendimentos odontológico, psicológico, assistência social, clínico, entre outros e é responsável por casos de baixa complexidade, ou seja, são atendimentos básicos e essenciais à população local.
Faz parte da Estratégia de Saúde da Família e que tem como fator principal e primordial o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que se trata de um profissional ao qual obrigatoriamente faz parte da comunidade que atua, sendo este um dos requisitos básicos e importante para que a ESF funcione de maneira diferenciada e eficaz, agindo sempre com a prevenção e promoção da saúde. Dessa forma, desafogando hospitais e PA’s deixando para estes, somente casos complexos de urgência e emergência e os de baixa complexidades, ditos básicos, ficando a cargo das Unidades Básicas de Saúde da Família que fazem parte desse sistema da Atenção Básica de Saúde embutido na ESF.
Para o atendimento e acompanhamento familiar, incluindo marcações de consultas dos usuários nesta UBS, é necessário que os mesmos sejam comprovadamente moradores do bairro. Esse requisito funciona para organização do sistema, porém o atendimento de urgência, mas de baixa complexidade são atendidos sem a necessidade de cadastro, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é Universal e portanto não se pode negar o atendimento. Nos casos de urgência de alta complexidade, a orientação é procurar hospitais e PA’s regionais.
Esta UBS como a grande maioria trabalha com a ESF e a sua maior missão é  a reestruturação da Atenção Básica no país. É tido como estratégia em expansão, qualificação e consolidação da Atenção Básica (PMV 2017).

2. PROJETO INSTITUCIONAL UBS Thomaz Tommasi: justificativa e objetivos

Ao participar intensamente do planejamento, acolhimento e pesagem das famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda, mais especificamente, Programa Bolsa Família (PBF), verifiquei, ao observar todo o procedimento de organização, desde a chegada dessas famílias na UBS, recepção, abordagem inicial, até a própria pesagem e orientação, além de verificação de cartão de vacina das crianças que, existe uma falta de planejamento nos critérios de organização que impõe a cada profissional sua função para que ocorra de maneira eficaz e competente este acolhimento.
Dessa maneira, seria de suma importância um olhar crítico nesta ação de pesagem do Bolsa Família no que concerne a organização e orientação aos funcionários, de forma que se padronizem essa ação para um melhor atendimento a essa população carente e que merece toda a dignidade que se possa oferecer.
Este projeto tem, - a partir de toda essa análise inicial-, como foco transformar uma ação tão importante quanto é a pesagem do Bolsa Família em algo mais humano, a partir do momento em que se padroniza uma organização de atendimento, com o intuito de dar dignidade a quem estar sendo atendido, -famílias carentes-, de maneira a não constrangê-los com uma forma totalmente em desalinho ao qual está acontecendo na UBS Thomaz Tommasi.

2.1 OBJETIVO GERAL

Organizar, de maneira eficaz, além de sistemático, o acompanhamento de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Transformar uma ação social de grande importância e relevância para uma população carente em algo prazeroso, bem feito em termos de organização, acolhedor, na medida em que todas as famílias atendidas sejam bem recebidas e orientadas, fazendo assim, com que se sintam bem e transpareça da melhor maneira possível a sensibilidade humana dos profissionais envolvidos.
Em se tratando dos profissionais que fazem parte deste atendimento, que também possam praticar um acolhimento de qualidade, além claro, do profissionalismo - que neste caso se traduz em eficiência técnico-metodológica-, a sensibilidade humana que se espera de atendimentos a pessoas e famílias carentes e que necessitam de mais dignidade humana, por se tratar de algo relevante e de subsistência em suas vidas, porém as deixam constrangidas pelo simples fato de toda a situação em si.
Com isso tem-se o objetivo em termos gerais, de minimizar o constrangimento das famílias do Bolsa Família, além de transformar uma simples ação de pesagem em uma ação de transformação familiar, no que tange a um acolhimento em forma de esclarecimento, de direcionamento, inclusão, alto estima, modificando a forma de pensar e encarar esta pesagem, que em muitas famílias causa constrangimento e impotência diante de uma situação "humilhante" para muitos pais de família.   

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Tipificar de maneira metodológica, como receber, atender e acolher as famílias do Programa Bolsa Família (PBF), assim como planejar desde a chegada destas famílias na UBS, à sala de espera, até a sala de pesagem.
A partir do momento que os usuários/ famílias adentrarem na recepção da UBS, terá de prontidão um profissional específico apenas para a primeira acolhida/ orientação de como este usuário deverá proceder a partir dali. No primeiro momento, pega-se uma senha de posicionamento da ordem de chegada para a sistematização do atendimento. Posteriormente este mesmo funcionário terá que confirmar os nomes de todos os familiares inscritos e se estão todos no momento presente, além de verificar cartões de vacina das crianças e também de gestantes, se houver.
Após este procedimento inicial, serão orientados – os familiares-, a aguardarem o chamado para pesagem. Neste momento, outro funcionário passará a ter um conversa com esta família, no sentido de orientação sobre todo o esquema e importância de pesagem do Bolsa Família, a sua verdadeira natureza -que não é somente dá o direito ao recebimento de recurso-, mas sim, a verdadeira importância e intenção em relação a tudo que envolve o Programa e as famílias brasileiras carentes.
Passando este segundo momento, a próxima etapa será o chamado para a sala de pesagem e medida em si. Nesta sala só serão permitidos os funcionários destinados a este fim: um para anotações e organização dos documentos das famílias, além de registrar no sistema/ computador; o segundo funcionário organizará e orientará todas as pessoas, seu posicionamento, etc.; o terceiro funcionário pesará e medirá cada um, de maneira calma e organizada.
Sempre se fazendo rodízio destes profissionais na questão funcional de atividades, para que não haja sobrecarga de trabalho pra nenhum dos mesmos e todos possam trabalhar de maneira igual, com eficiência e disposição.
Por fim, ao concluírem todo o procedimento de pesagem e a família for liberada, ao se dirigirem à porta de saída, o funcionário que as acompanhar, deverá ser cordial da mesma maneira ao qual foi ao recepcionar a chegada, agradecendo pela participação desta família e por ter trago todos os familiares, porém se nem todos os familiares inscritos tiverem comparecido para a pesagem, reforçar a importância de o restante destes familiares comparecerem na Unidade de saúde pois somente será válido a pesagem, se todos forem pesados e não somente alguns.

3  EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E ALUNOS NO ENGAJAMENTO DO PROJETO

Com toda a competência dos profissionais da Unidade Básica de Saúde mais o apoio extra de alunos, com seriedade, compromisso e direcionamentos bem definidos, não foi em nenhum momento complicado pôr em prática toda a programação do projeto de intervenção. A partir do momento em que todos abraçaram a causa e levaram a sério toda a metodologia exigida que não teve na sua elaboração nenhuma complexidade, as atividades fluíram de maneira natural e gradual atingindo o principal objetivo.
Por tanto, o que se viu foram cidadãos engajados em algo prazeroso que, se sobressaiu às diferenças existentes até então de categorias profissionais e demais entraves que existiam.

4  DESCRIÇÃO DA AÇÃO INTERVENTIVA

4.1   ACOLHIMENTO

A partir do primeiro momento em que o usuário adentrou nas dependências da Unidade Básica de Saúde, o profissional responsável pela recepção e atendimento inicial (Agente Comunitário de Saúde) se identificou e deu as primeiras orientações ao usuário e também a indicação para pegar a senha de atendimento e que os mesmos aguardassem na recepção enquanto o profissional conferia a identificação de cada familiar nos devidos documentos e cartões de vacinas, além de aguardarem também o chamado da equipe de pesagem.
Após esse primeiro atendimento uma auxiliar de enfermagem entrou em cena para uma conversa com a família enquanto a mesma aguardava na recepção. A auxiliar de enfermagem explicou o porque dos procedimentos exigidos – como pesagem e medidas-, qual seu objetivo, além de outras atividades que são de suma importância. Explicou também a finalidade de maneira geral do programa bolsa família, tudo de maneira objetiva e resumido, pois teve que cumprir esse procedimento enquanto a família aguardava na recepção a sua vez de ser chamada.
Na etapa seguinte essa família foi chamada a entrar na sala de pesagem e a partir daí dois outros profissionais assumiram (auxiliar de enfermagem mais Agente Comunitária de Saúde) além de uma estagiária de enfermagem.
A estagiária de enfermagem conferiu e informou os dados obrigatórios de identificação da família, repassando à  Agente Comunitária de Saúde que se encontrava com a lista anotando esses dados. A auxiliar de enfermagem pesou e mediu os usuários de cada família e repassou os dados à Agente Comunitária de Saúde responsável.
Ao término desses procedimentos a família foi liberada e o mesmo Agente Comunitário de Saúde que ficou incumbido de recepcionar, conduziu a família à saída, porém antes solicitou ao familiar principal um preenchimento de um formulário com perguntas a respeito do atendimento e sugestões, em seguida agradeceu a presença.
O mesmo procedimento de pesagem foi repetido em mais duas outras salas, próprias e preparadas para receber os usuários beneficiários do Bolsa família, com mais outros profissionais (Agente Comunitário de Saúde+ auxiliar de enfermagem) mais o estagiário de Serviço Social. Já a Assistente Social ficou a cargo de chefia da Unidade Básica de Saúde nesta ação que não precisou da diretora geral.      

4.2   USUÁRIOS/ BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA


Foi verificado e avaliado de forma unânime por toda a equipe de Estratégia de Saúde da Família que participaram da Ação de Acompanhamento de Condicionalidades da Saúde (pesagem e medida) na unidade Básica de Saúde, que os usuários/ beneficiários do Programa Bolsa família, participaram de forma integral de todo o processo dessa ação, interagindo e colaborando, como também entendendo todo o processo que se diferenciou das demais, já realizadas nesta Unidade de Saúde.
Dessa maneira se percebeu de imediato que, a Ação foi eficaz e cumpriu toda a metodologia desejada no projeto de intervenção para com a população alvo.
Uma das formas de se avaliar de imediato foi o agradecimento dessas famílias ao concluírem todo o processo e entenderem o objetivo principal, que é a humanização dessa ação e a desconstrução do estereótipo de uma população.
Mas a principal forma avaliativa foi o questionário preenchido na saída em que o usuário/ beneficiário avalia todo o atendimento e ainda pode dar sugestões de melhorias. 

5  CONCLUSÃO

A avaliação dos resultados foi considerada mais que satisfatória, na medida em que se conseguiu executar toda a metodologia programada, com eficiência, porém atingindo um número menor que 80% devido à falta de uma parcela de usuários/ beneficiários do Programa Bolsa Família.
A colaboração da equipe da Estratégia de Saúde da Família foi fundamental para se atingir os objetivos propostos, à medida que todos seguiram à risca tudo o que propôs o projeto de intervenção.
Os beneficiários do programa Bolsa Família tiveram uma boa impressão de toda estrutura e ação que foi montada na Unidade Básica de Saúde para esse acontecimento, avaliando de maneira positiva, à medida que, durante todo o processo, interagiram, tiraram dúvidas, foram ouvidos e, na saída agradeceram.
Assim, o que tiro de conclusão de todo o estágio nessa Unidade Básica de Saúde, que faz parte da Estratégia de Saúde da família na Atenção Primária, é que me deu subsídio acadêmico importantíssimo para, futuramente me tornar um profissional de qualidade e competência, podendo contribuir de maneira integral à população ao qual o Serviço social atende, além de me sentir como pessoa, mais fortificado para entender e encarar os desafios que virão.
  

6  BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA


Prefeitura Municipal de Vitória, SEMUS. Disponível em: < http://www.vitoria.es.gov.br/semus>. Acesso em: 21de abri 2017
Portal da Saúde, SUS. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus, Acesso em: 21 abri. 2017.
Perfil dos beneficiários do Bolsa Família é de Trabalhadores com Baixa Renda, PORTAL BRASIL. Acesso em: < http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/perfil-dos-beneficiarios-do-bolsa-familia-e-de-trabalhadores-com-baixa-renda>, Data: 30 de sete. 2017.
BOLSA FAMÍLIA , Caixa Econômica Federal; Acesso em: < http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx> , Data: 01 outu. 2017.




 NOTA: Você poderá utilizar e alterar os dados seguindo o contexto desse projeto ou simplesmente pegar as idéias e utilizá-las da melhor forma em seu projeto.



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