PESAGEM BOLSA FAMÍLIA uma ação mais humanizada
1 APRESENTAÇÃO
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Thomaz Tommasi, mais
conhecida como Unidade de Saúde do Bonfim, - por se tratar do bairro ao qual
está inserida-, está localizada na região metropolitana de Vitória, capital do
Estado do Espírito Santo.
Esta Unidade Básica de Saúde, assim como todas as outras de
vitória, possuem atendimentos odontológico, psicológico, assistência social,
clínico, entre outros e é responsável por casos de baixa complexidade, ou seja,
são atendimentos básicos e essenciais à população local.
Faz parte da Estratégia de Saúde da Família e que tem como
fator principal e primordial o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que se trata
de um profissional ao qual obrigatoriamente faz parte da comunidade que atua,
sendo este um dos requisitos básicos e importante para que a ESF funcione de
maneira diferenciada e eficaz, agindo sempre com a prevenção e promoção da
saúde. Dessa forma, desafogando hospitais e PA’s deixando para estes, somente
casos complexos de urgência e emergência e os de baixa complexidades, ditos
básicos, ficando a cargo das Unidades Básicas de Saúde da Família que fazem
parte desse sistema da Atenção Básica de Saúde embutido na ESF.
Para o atendimento e acompanhamento familiar, incluindo
marcações de consultas dos usuários nesta UBS, é necessário que os mesmos sejam
comprovadamente moradores do bairro. Esse requisito funciona para organização
do sistema, porém o atendimento de urgência, mas de baixa complexidade são
atendidos sem a necessidade de cadastro, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é
Universal e portanto não se pode negar o atendimento. Nos casos de urgência de
alta complexidade, a orientação é procurar hospitais e PA’s regionais.
Esta UBS como a grande maioria trabalha com a ESF e a sua
maior missão é a reestruturação da
Atenção Básica no país. É tido como estratégia em expansão, qualificação e
consolidação da Atenção Básica (PMV 2017).
2. PROJETO INSTITUCIONAL UBS Thomaz Tommasi: justificativa e objetivos
Ao participar intensamente do planejamento, acolhimento e
pesagem das famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda, mais
especificamente, Programa Bolsa Família (PBF), verifiquei, ao observar todo o
procedimento de organização, desde a chegada dessas famílias na UBS, recepção,
abordagem inicial, até a própria pesagem e orientação, além de verificação de
cartão de vacina das crianças que, existe uma falta de planejamento nos
critérios de organização que impõe a cada profissional sua função para que
ocorra de maneira eficaz e competente este acolhimento.
Dessa maneira, seria de suma importância um olhar crítico
nesta ação de pesagem do Bolsa Família no que concerne a organização e
orientação aos funcionários, de forma que se padronizem essa ação para um melhor
atendimento a essa população carente e que merece toda a dignidade que se possa
oferecer.
Este projeto tem, - a partir de toda essa análise inicial-,
como foco transformar uma ação tão importante quanto é a pesagem do Bolsa
Família em algo mais humano, a partir do momento em que se padroniza uma
organização de atendimento, com o intuito de dar dignidade a quem estar sendo
atendido, -famílias carentes-, de maneira a não constrangê-los com uma forma
totalmente em desalinho ao qual está acontecendo na UBS Thomaz Tommasi.
2.1 OBJETIVO GERAL
Organizar, de maneira eficaz, além de sistemático, o
acompanhamento de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Transformar
uma ação social de grande importância e relevância para uma população carente
em algo prazeroso, bem feito em termos de organização, acolhedor, na medida em
que todas as famílias atendidas sejam bem recebidas e orientadas, fazendo
assim, com que se sintam bem e transpareça da melhor maneira possível a
sensibilidade humana dos profissionais envolvidos.
Em se tratando dos profissionais que fazem parte deste
atendimento, que também possam praticar um acolhimento de qualidade, além
claro, do profissionalismo - que neste caso se traduz em eficiência
técnico-metodológica-, a sensibilidade humana que se espera de atendimentos a
pessoas e famílias carentes e que necessitam de mais dignidade humana, por se
tratar de algo relevante e de subsistência em suas vidas, porém as deixam
constrangidas pelo simples fato de toda a situação em si.
Com isso tem-se o objetivo em termos gerais, de minimizar o constrangimento das famílias do Bolsa Família, além de transformar uma simples ação de pesagem em uma ação de transformação familiar, no que tange a um acolhimento em forma de esclarecimento, de direcionamento, inclusão, alto estima, modificando a forma de pensar e encarar esta pesagem, que em muitas famílias causa constrangimento e impotência diante de uma situação "humilhante" para muitos pais de família.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Tipificar de maneira metodológica, como receber, atender e
acolher as famílias do Programa Bolsa Família (PBF), assim como planejar desde
a chegada destas famílias na UBS, à sala de espera, até a sala de pesagem.
A partir do momento que os usuários/ famílias adentrarem na
recepção da UBS, terá de prontidão um profissional específico apenas para a
primeira acolhida/ orientação de como este usuário deverá proceder a partir
dali. No primeiro momento, pega-se uma senha de posicionamento da ordem de
chegada para a sistematização do atendimento. Posteriormente este mesmo
funcionário terá que confirmar os nomes de todos os familiares inscritos e se
estão todos no momento presente, além de verificar cartões de vacina das
crianças e também de gestantes, se houver.
Após este procedimento inicial, serão orientados – os
familiares-, a aguardarem o chamado para pesagem. Neste momento, outro
funcionário passará a ter um conversa com esta família, no sentido de
orientação sobre todo o esquema e importância de pesagem do Bolsa Família, a
sua verdadeira natureza -que não é somente dá o direito ao recebimento de
recurso-, mas sim, a verdadeira importância e intenção em relação a tudo que
envolve o Programa e as famílias brasileiras carentes.
Passando este segundo momento, a próxima etapa será o chamado
para a sala de pesagem e medida em si. Nesta sala só serão permitidos os
funcionários destinados a este fim: um para anotações e organização dos
documentos das famílias, além de registrar no sistema/ computador; o segundo
funcionário organizará e orientará todas as pessoas, seu posicionamento, etc.;
o terceiro funcionário pesará e medirá cada um, de maneira calma e organizada.
Sempre se fazendo rodízio destes profissionais na questão
funcional de atividades, para que não haja sobrecarga de trabalho pra nenhum
dos mesmos e todos possam trabalhar de maneira igual, com eficiência e
disposição.
Por fim, ao concluírem todo o procedimento de pesagem e a
família for liberada, ao se dirigirem à porta de saída, o funcionário que as
acompanhar, deverá ser cordial da mesma maneira ao qual foi ao recepcionar a
chegada, agradecendo pela participação desta família e por ter trago todos os
familiares, porém se nem todos os familiares inscritos tiverem comparecido para
a pesagem, reforçar a importância de o restante destes familiares comparecerem
na Unidade de saúde pois somente será válido a pesagem, se todos forem pesados
e não somente alguns.
3 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E ALUNOS NO ENGAJAMENTO DO PROJETO
Com toda a competência dos profissionais da Unidade Básica de
Saúde mais o apoio extra de alunos, com seriedade, compromisso e
direcionamentos bem definidos, não foi em nenhum momento complicado pôr em
prática toda a programação do projeto de intervenção. A partir do momento em
que todos abraçaram a causa e levaram a sério toda a metodologia exigida que
não teve na sua elaboração nenhuma complexidade, as atividades fluíram de
maneira natural e gradual atingindo o principal objetivo.
Por tanto, o que se viu foram cidadãos engajados em algo
prazeroso que, se sobressaiu às diferenças existentes até então de categorias
profissionais e demais entraves que existiam.
4 DESCRIÇÃO DA AÇÃO INTERVENTIVA
4.1 ACOLHIMENTO
A partir do primeiro momento em que o usuário adentrou nas
dependências da Unidade Básica de Saúde, o profissional responsável pela recepção
e atendimento inicial (Agente Comunitário de Saúde) se identificou e deu as
primeiras orientações ao usuário e também a indicação para pegar a senha de
atendimento e que os mesmos aguardassem na recepção enquanto o profissional
conferia a identificação de cada familiar nos devidos documentos e cartões de
vacinas, além de aguardarem também o chamado da equipe de pesagem.
Após esse primeiro atendimento uma auxiliar de enfermagem
entrou em cena para uma conversa com a família enquanto a mesma aguardava na recepção.
A auxiliar de enfermagem explicou o porque dos procedimentos exigidos – como
pesagem e medidas-, qual seu objetivo, além de outras atividades que são de
suma importância. Explicou também a finalidade de maneira geral do programa
bolsa família, tudo de maneira objetiva e resumido, pois teve que cumprir esse
procedimento enquanto a família aguardava na recepção a sua vez de ser chamada.
Na etapa seguinte essa família foi chamada a entrar na sala
de pesagem e a partir daí dois outros profissionais assumiram (auxiliar de
enfermagem mais Agente Comunitária de Saúde) além de uma estagiária de
enfermagem.
A estagiária de enfermagem conferiu e informou os dados
obrigatórios de identificação da família, repassando à Agente Comunitária de Saúde que se encontrava
com a lista anotando esses dados. A auxiliar de enfermagem pesou e mediu os
usuários de cada família e repassou os dados à Agente Comunitária de Saúde
responsável.
Ao término desses procedimentos a família foi liberada e o
mesmo Agente Comunitário de Saúde que ficou incumbido de recepcionar, conduziu
a família à saída, porém antes solicitou ao familiar principal um preenchimento
de um formulário com perguntas a respeito do atendimento e sugestões, em
seguida agradeceu a presença.
O mesmo procedimento de pesagem foi repetido em mais duas
outras salas, próprias e preparadas para receber os usuários beneficiários do
Bolsa família, com mais outros profissionais (Agente Comunitário de Saúde+
auxiliar de enfermagem) mais o estagiário de Serviço Social. Já a Assistente
Social ficou a cargo de chefia da Unidade Básica de Saúde nesta ação que não
precisou da diretora geral.
4.2 USUÁRIOS/ BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Foi verificado e avaliado de forma unânime por toda a equipe
de Estratégia de Saúde da Família que participaram da Ação de Acompanhamento de
Condicionalidades da Saúde (pesagem e medida) na unidade Básica de Saúde, que
os usuários/ beneficiários do Programa Bolsa família, participaram de forma
integral de todo o processo dessa ação, interagindo e colaborando, como também
entendendo todo o processo que se diferenciou das demais, já realizadas nesta
Unidade de Saúde.
Dessa maneira se percebeu de imediato que, a Ação foi eficaz
e cumpriu toda a metodologia desejada no projeto de intervenção para com a
população alvo.
Uma das formas de se avaliar de imediato foi o agradecimento
dessas famílias ao concluírem todo o processo e entenderem o objetivo
principal, que é a humanização dessa ação e a desconstrução do estereótipo de
uma população.
Mas a principal forma avaliativa foi o questionário
preenchido na saída em que o usuário/ beneficiário avalia todo o atendimento e
ainda pode dar sugestões de melhorias.
5 CONCLUSÃO
A avaliação dos resultados foi considerada mais que
satisfatória, na medida em que se conseguiu executar toda a metodologia
programada, com eficiência, porém atingindo um número menor que 80% devido à
falta de uma parcela de usuários/ beneficiários do Programa Bolsa Família.
A colaboração da equipe da Estratégia de Saúde da Família foi
fundamental para se atingir os objetivos propostos, à medida que todos seguiram
à risca tudo o que propôs o projeto de intervenção.
Os beneficiários do programa Bolsa Família tiveram uma boa
impressão de toda estrutura e ação que foi montada na Unidade Básica de Saúde
para esse acontecimento, avaliando de maneira positiva, à medida que, durante
todo o processo, interagiram, tiraram dúvidas, foram ouvidos e, na saída
agradeceram.
Assim, o que tiro de conclusão de todo o estágio nessa
Unidade Básica de Saúde, que faz parte da Estratégia de Saúde da família na
Atenção Primária, é que me deu subsídio acadêmico importantíssimo para,
futuramente me tornar um profissional de qualidade e competência, podendo
contribuir de maneira integral à população ao qual o Serviço social atende,
além de me sentir como pessoa, mais fortificado para entender e encarar os
desafios que virão.
6 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA
Prefeitura Municipal de
Vitória, SEMUS. Disponível em: < http://www.vitoria.es.gov.br/semus>.
Acesso em: 21de abri 2017
Portal da Saúde, SUS.
Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus,
Acesso em: 21 abri. 2017.
Perfil dos beneficiários do
Bolsa Família é de Trabalhadores com Baixa Renda, PORTAL BRASIL. Acesso em:
< http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/perfil-dos-beneficiarios-do-bolsa-familia-e-de-trabalhadores-com-baixa-renda>,
Data: 30 de sete. 2017.
BOLSA FAMÍLIA , Caixa
Econômica Federal; Acesso em: < http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx>
, Data: 01 outu. 2017.
Fique à vontade e se precisar de um auxílio pode me contactar pelo e-mail ou pelo próprio blog
Trabalho como consultor social e desenvolvo projetos sociais a pedidos
SE TIVER INTERESSE NO DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO SOCIAL ESPECÍFICO, ASSINADO PELO PRÓPRIO ASSISTENTE SOCIAL, ACESSE O MEU EMAIL E/OU BLOGS ABAIXO
ivanmiranda.social@gmail.com
Comentários
Postar um comentário