PESAGEM BOLSA FAMÍLIA uma ação mais humanizada
1 APRESENTAÇÃO

Esta Unidade Básica de Saúde, assim como todas as outras de
vitória, possuem atendimentos odontológico, psicológico, assistência social,
clínico, entre outros e é responsável por casos de baixa complexidade, ou seja,
são atendimentos básicos e essenciais à população local.
Faz parte da Estratégia de Saúde da Família e que tem como
fator principal e primordial o Agente Comunitário de Saúde (ACS) que se trata
de um profissional ao qual obrigatoriamente faz parte da comunidade que atua,
sendo este um dos requisitos básicos e importante para que a ESF funcione de
maneira diferenciada e eficaz, agindo sempre com a prevenção e promoção da
saúde. Dessa forma, desafogando hospitais e PA’s deixando para estes, somente
casos complexos de urgência e emergência e os de baixa complexidades, ditos
básicos, ficando a cargo das Unidades Básicas de Saúde da Família que fazem
parte desse sistema da Atenção Básica de Saúde embutido na ESF.
Para o atendimento e acompanhamento familiar, incluindo
marcações de consultas dos usuários nesta UBS, é necessário que os mesmos sejam
comprovadamente moradores do bairro. Esse requisito funciona para organização
do sistema, porém o atendimento de urgência, mas de baixa complexidade são
atendidos sem a necessidade de cadastro, pois o Sistema Único de Saúde (SUS) é
Universal e portanto não se pode negar o atendimento. Nos casos de urgência de
alta complexidade, a orientação é procurar hospitais e PA’s regionais.
Esta UBS como a grande maioria trabalha com a ESF e a sua
maior missão é a reestruturação da
Atenção Básica no país. É tido como estratégia em expansão, qualificação e
consolidação da Atenção Básica (PMV 2017).
2. PROJETO INSTITUCIONAL UBS Thomaz Tommasi: justificativa e objetivos
Ao participar intensamente do planejamento, acolhimento e
pesagem das famílias beneficiárias do Programa de Transferência de Renda, mais
especificamente, Programa Bolsa Família (PBF), verifiquei, ao observar todo o
procedimento de organização, desde a chegada dessas famílias na UBS, recepção,
abordagem inicial, até a própria pesagem e orientação, além de verificação de
cartão de vacina das crianças que, existe uma falta de planejamento nos
critérios de organização que impõe a cada profissional sua função para que
ocorra de maneira eficaz e competente este acolhimento.
Dessa maneira, seria de suma importância um olhar crítico
nesta ação de pesagem do Bolsa Família no que concerne a organização e
orientação aos funcionários, de forma que se padronizem essa ação para um melhor
atendimento a essa população carente e que merece toda a dignidade que se possa
oferecer.
Este projeto tem, - a partir de toda essa análise inicial-,
como foco transformar uma ação tão importante quanto é a pesagem do Bolsa
Família em algo mais humano, a partir do momento em que se padroniza uma
organização de atendimento, com o intuito de dar dignidade a quem estar sendo
atendido, -famílias carentes-, de maneira a não constrangê-los com uma forma
totalmente em desalinho ao qual está acontecendo na UBS Thomaz Tommasi.
2.1 OBJETIVO GERAL
Organizar, de maneira eficaz, além de sistemático, o
acompanhamento de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família. Transformar
uma ação social de grande importância e relevância para uma população carente
em algo prazeroso, bem feito em termos de organização, acolhedor, na medida em
que todas as famílias atendidas sejam bem recebidas e orientadas, fazendo
assim, com que se sintam bem e transpareça da melhor maneira possível a
sensibilidade humana dos profissionais envolvidos.
Em se tratando dos profissionais que fazem parte deste
atendimento, que também possam praticar um acolhimento de qualidade, além
claro, do profissionalismo - que neste caso se traduz em eficiência
técnico-metodológica-, a sensibilidade humana que se espera de atendimentos a
pessoas e famílias carentes e que necessitam de mais dignidade humana, por se
tratar de algo relevante e de subsistência em suas vidas, porém as deixam
constrangidas pelo simples fato de toda a situação em si.
Com isso tem-se o objetivo em termos gerais, de minimizar o constrangimento das famílias do Bolsa Família, além de transformar uma simples ação de pesagem em uma ação de transformação familiar, no que tange a um acolhimento em forma de esclarecimento, de direcionamento, inclusão, alto estima, modificando a forma de pensar e encarar esta pesagem, que em muitas famílias causa constrangimento e impotência diante de uma situação "humilhante" para muitos pais de família.
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Tipificar de maneira metodológica, como receber, atender e
acolher as famílias do Programa Bolsa Família (PBF), assim como planejar desde
a chegada destas famílias na UBS, à sala de espera, até a sala de pesagem.
A partir do momento que os usuários/ famílias adentrarem na
recepção da UBS, terá de prontidão um profissional específico apenas para a
primeira acolhida/ orientação de como este usuário deverá proceder a partir
dali. No primeiro momento, pega-se uma senha de posicionamento da ordem de
chegada para a sistematização do atendimento. Posteriormente este mesmo
funcionário terá que confirmar os nomes de todos os familiares inscritos e se
estão todos no momento presente, além de verificar cartões de vacina das
crianças e também de gestantes, se houver.
Após este procedimento inicial, serão orientados – os
familiares-, a aguardarem o chamado para pesagem. Neste momento, outro
funcionário passará a ter um conversa com esta família, no sentido de
orientação sobre todo o esquema e importância de pesagem do Bolsa Família, a
sua verdadeira natureza -que não é somente dá o direito ao recebimento de
recurso-, mas sim, a verdadeira importância e intenção em relação a tudo que
envolve o Programa e as famílias brasileiras carentes.
Passando este segundo momento, a próxima etapa será o chamado
para a sala de pesagem e medida em si. Nesta sala só serão permitidos os
funcionários destinados a este fim: um para anotações e organização dos
documentos das famílias, além de registrar no sistema/ computador; o segundo
funcionário organizará e orientará todas as pessoas, seu posicionamento, etc.;
o terceiro funcionário pesará e medirá cada um, de maneira calma e organizada.
Sempre se fazendo rodízio destes profissionais na questão
funcional de atividades, para que não haja sobrecarga de trabalho pra nenhum
dos mesmos e todos possam trabalhar de maneira igual, com eficiência e
disposição.
Por fim, ao concluírem todo o procedimento de pesagem e a
família for liberada, ao se dirigirem à porta de saída, o funcionário que as
acompanhar, deverá ser cordial da mesma maneira ao qual foi ao recepcionar a
chegada, agradecendo pela participação desta família e por ter trago todos os
familiares, porém se nem todos os familiares inscritos tiverem comparecido para
a pesagem, reforçar a importância de o restante destes familiares comparecerem
na Unidade de saúde pois somente será válido a pesagem, se todos forem pesados
e não somente alguns.
3 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E ALUNOS NO ENGAJAMENTO DO PROJETO
Com toda a competência dos profissionais da Unidade Básica de
Saúde mais o apoio extra de alunos, com seriedade, compromisso e
direcionamentos bem definidos, não foi em nenhum momento complicado pôr em
prática toda a programação do projeto de intervenção. A partir do momento em
que todos abraçaram a causa e levaram a sério toda a metodologia exigida que
não teve na sua elaboração nenhuma complexidade, as atividades fluíram de
maneira natural e gradual atingindo o principal objetivo.
Por tanto, o que se viu foram cidadãos engajados em algo
prazeroso que, se sobressaiu às diferenças existentes até então de categorias
profissionais e demais entraves que existiam.
4 DESCRIÇÃO DA AÇÃO INTERVENTIVA
4.1 ACOLHIMENTO
A partir do primeiro momento em que o usuário adentrou nas
dependências da Unidade Básica de Saúde, o profissional responsável pela recepção
e atendimento inicial (Agente Comunitário de Saúde) se identificou e deu as
primeiras orientações ao usuário e também a indicação para pegar a senha de
atendimento e que os mesmos aguardassem na recepção enquanto o profissional
conferia a identificação de cada familiar nos devidos documentos e cartões de
vacinas, além de aguardarem também o chamado da equipe de pesagem.
Após esse primeiro atendimento uma auxiliar de enfermagem
entrou em cena para uma conversa com a família enquanto a mesma aguardava na recepção.
A auxiliar de enfermagem explicou o porque dos procedimentos exigidos – como
pesagem e medidas-, qual seu objetivo, além de outras atividades que são de
suma importância. Explicou também a finalidade de maneira geral do programa
bolsa família, tudo de maneira objetiva e resumido, pois teve que cumprir esse
procedimento enquanto a família aguardava na recepção a sua vez de ser chamada.
Na etapa seguinte essa família foi chamada a entrar na sala
de pesagem e a partir daí dois outros profissionais assumiram (auxiliar de
enfermagem mais Agente Comunitária de Saúde) além de uma estagiária de
enfermagem.
A estagiária de enfermagem conferiu e informou os dados
obrigatórios de identificação da família, repassando à Agente Comunitária de Saúde que se encontrava
com a lista anotando esses dados. A auxiliar de enfermagem pesou e mediu os
usuários de cada família e repassou os dados à Agente Comunitária de Saúde
responsável.
Ao término desses procedimentos a família foi liberada e o
mesmo Agente Comunitário de Saúde que ficou incumbido de recepcionar, conduziu
a família à saída, porém antes solicitou ao familiar principal um preenchimento
de um formulário com perguntas a respeito do atendimento e sugestões, em
seguida agradeceu a presença.
O mesmo procedimento de pesagem foi repetido em mais duas
outras salas, próprias e preparadas para receber os usuários beneficiários do
Bolsa família, com mais outros profissionais (Agente Comunitário de Saúde+
auxiliar de enfermagem) mais o estagiário de Serviço Social. Já a Assistente
Social ficou a cargo de chefia da Unidade Básica de Saúde nesta ação que não
precisou da diretora geral.
4.2 USUÁRIOS/ BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA
Foi verificado e avaliado de forma unânime por toda a equipe
de Estratégia de Saúde da Família que participaram da Ação de Acompanhamento de
Condicionalidades da Saúde (pesagem e medida) na unidade Básica de Saúde, que
os usuários/ beneficiários do Programa Bolsa família, participaram de forma
integral de todo o processo dessa ação, interagindo e colaborando, como também
entendendo todo o processo que se diferenciou das demais, já realizadas nesta
Unidade de Saúde.
Dessa maneira se percebeu de imediato que, a Ação foi eficaz
e cumpriu toda a metodologia desejada no projeto de intervenção para com a
população alvo.
Uma das formas de se avaliar de imediato foi o agradecimento
dessas famílias ao concluírem todo o processo e entenderem o objetivo
principal, que é a humanização dessa ação e a desconstrução do estereótipo de
uma população.
Mas a principal forma avaliativa foi o questionário
preenchido na saída em que o usuário/ beneficiário avalia todo o atendimento e
ainda pode dar sugestões de melhorias.
5 CONCLUSÃO
A avaliação dos resultados foi considerada mais que
satisfatória, na medida em que se conseguiu executar toda a metodologia
programada, com eficiência, porém atingindo um número menor que 80% devido à
falta de uma parcela de usuários/ beneficiários do Programa Bolsa Família.
A colaboração da equipe da Estratégia de Saúde da Família foi
fundamental para se atingir os objetivos propostos, à medida que todos seguiram
à risca tudo o que propôs o projeto de intervenção.
Os beneficiários do programa Bolsa Família tiveram uma boa
impressão de toda estrutura e ação que foi montada na Unidade Básica de Saúde
para esse acontecimento, avaliando de maneira positiva, à medida que, durante
todo o processo, interagiram, tiraram dúvidas, foram ouvidos e, na saída
agradeceram.
Assim, o que tiro de conclusão de todo o estágio nessa
Unidade Básica de Saúde, que faz parte da Estratégia de Saúde da família na
Atenção Primária, é que me deu subsídio acadêmico importantíssimo para,
futuramente me tornar um profissional de qualidade e competência, podendo
contribuir de maneira integral à população ao qual o Serviço social atende,
além de me sentir como pessoa, mais fortificado para entender e encarar os
desafios que virão.
6 BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA
Prefeitura Municipal de
Vitória, SEMUS. Disponível em: < http://www.vitoria.es.gov.br/semus>.
Acesso em: 21de abri 2017
Portal da Saúde, SUS.
Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus,
Acesso em: 21 abri. 2017.
Perfil dos beneficiários do
Bolsa Família é de Trabalhadores com Baixa Renda, PORTAL BRASIL. Acesso em:
< http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/08/perfil-dos-beneficiarios-do-bolsa-familia-e-de-trabalhadores-com-baixa-renda>,
Data: 30 de sete. 2017.
BOLSA FAMÍLIA , Caixa
Econômica Federal; Acesso em: < http://www.caixa.gov.br/programas-sociais/bolsa-familia/Paginas/default.aspx>
, Data: 01 outu. 2017.
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